Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#1616284

É correto afirmar que Ferreiro (1993), em Reflexões sobre alfabetização, afirma e defende que

  • o período silábico-alfabético é relevante pois, apenas nessa fase a criança irá compreender a distinção entre o modo de representação icônico e o não icônico e, também, é apenas nesse período que o estudante inicia a fonetização da escrita.
  • no período pré-silábico a totalidade das crianças demonstram não estabelecer diferenciação nos planos interfigural ou intrafigural das palavras, sendo que essa habilidade será adquirida apenas quando o estudante alcançar a escrita alfabética.
  • em virtude da imaturidade das crianças, o letramento e o ensino da leitura e escrita devem iniciar somente no primário (ensino fundamental), sendo que a escola de educação infantil e a sala de aula da pré-escola devem estar isentas de qualquer traço de língua escrita.
  • a hipótese silábica é muito importante por duas razões, pois ela permite obter um critério geral para regular as variações na quantidade de letras que devem ser escritas, e centra a atenção da criança nas variações sonoras entre as palavras.
  • a condição primordial para que a criança avance no processo de escrita e leitura é o conhecimento do nome das letras, devendo o professor apresentá- -las estritamente de forma individual e seguindo a ordem que as letras aparecem no alfabeto, em uma sequência crescente do “fácil” ao “difícil”.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora