Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2316460

Vasconcellos (2002) concebe o planejamento como uma oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como um caminho de formação de educandos e dos educadores; sendo que o conceito de planejamento que descreve apresenta como exigência: a participação. O autor afirma que a proposta metodológica do planejamento participativo oferece inúmeros benefícios, por exemplo, favorece o envolvimento dos indivíduos, visto que nasce na própria participação ativa de cada membro. De acordo com Vasconcellos, a participação no planejamento é também um elemento estratégico, visto que

  • retira dos gestores a responsabilidade sobre as decisões tomadas durante o planejamento; caso o elemento planejado não apresente o sucesso esperado.
  • é uma forma de diminuir (através da negociação, pela busca de consenso ou de hegemonia) as resistências dos próprios agentes internos à instituição.
  • permite que todos da equipe visualizem àqueles que se mostraram contrários ou resistentes às ideias apresentadas.
  • contribui para que os participantes, presentes no momento do planejamento, possam “fiscalizar” a realização e o cumprimento daquilo que foi planejado.
  • evita os relatos posteriores sobre os eventos ocorridos durante o planejamento, pois as falas podem ser distorcidas, gerando ruídos, fofocas e conflitos na escola.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora