Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#2268214

“Em meu trabalho recentemente publicado, O Ego e o Id, propus uma diferenciação do aparelho psíquico, com base na qual determinado número de relacionamentos pode ser representado de maneira simples e perspícua.” (FREUD, 1924/1996, p. 167). Considerando tal referência freudiana sobre o desenvolvimento psíquico, pode-se afirmar que

  • o Id se esforça em fazer valer a influência do mundo externo sobre o Ego e os seus propósitos, empenha-se em colocar o princípio da realidade no lugar do princípio do prazer, que vigora irrestritamente no Ego.
  • o Id representa o que se pode chamar de razão e circunspecção, em oposição ao Ego, que contém as paixões.
  • a gênese do Superego relaciona-se ao corpo. O Superego é sobretudo corporal, não é apenas uma entidade superficial, mas ele mesmo a projeção de uma superfície.
  • o Ego é herdeiro do complexo de Édipo e, desse modo, expressão dos mais poderosos impulsos e dos mais importantes destinos libidinais do Id.
  • o Ego é a parte do Id modificada pela influência direta do mundo externo, por mediação do sistema perceptivo, não sendo nitidamente separado do Id. Pelo contrário, o Ego conflui com o Id na direção inferior.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora