Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 30 questões.
#2066335

A chamada área de recursos humanos adotou mais recentemente a nomenclatura de gestão de pessoas. Referindo-se às modificações no mundo do trabalho e nos modelos de gestão de pessoas no Brasil, é INCORRETO afirmar:

  • A fase contábil, pioneira da gestão de pessoal, caracterizava-se pela preocupação existente os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos exclusivamente sob o enfoque contábil: comprava-se mão de obra e, portanto, as entradas e saídas provenientes desta conta deveriam ser registradas contabilmente.
  • A fase legal registrou o aparecimento da função de chefe de pessoal, profissional cuja preocupação estava centrada no acompanhamento e na manutenção das recém-criadas leis trabalhistas.
  • A fase tecnicista foi a que implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de Rh ao status orgânico de gerência. Nessa fase que o RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios, entre outros. Nessa fase ocorre a modificação na denominação e na responsabilidade do chamado gerente de relações industriais, chamado de gerente de recursos humanos.
  • A fase administrativa ou sindicalista criou um marco histórico nas relações entre capital e trabalho, na medida em que é berço de modificações movidas pelas bases trabalhadoras, implementou o movimento sindical. Pretendia-se transferir a ênfase em procedimentos burocráticos e operacionais para as responsabilidades de ordem mais humanísticas, voltadas para os indivíduos e suas relações.
  • A fase estratégica foi demarcada pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações. Nessa fase, são registradas as primeiras preocupações de longo prazo da empresa para com seus empregados. Iniciou-se nova alavancagem organizacional do cargo de gerente de recursos humanos, que, de posição gerencial, em nível ainda tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico das organizações.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora