Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#2150822

Na Educação Infantil, as relações entre a família e o professor são de extrema importância e devem concretizar o objetivo geral de compartilhar a ação educativa. Assim, iniciativas que permitam que os pais e mães entrem na escola e que conheçam seu funcionamento devem ser valorizadas e incentivadas. Nessa perspectiva, é correto afirmar que é necessário

  • promover, mensalmente, reuniões com as famílias, preparadas com muito cuidado e atenção, nas quais a proposta da escola para a faixa etária possa ser apresentada e discutida. Com a frequência das reuniões, o contato diário (direto ou indireto) torna-se de pouca relevância.
  • possibilitar discussões que auxiliem pais e mães a compreenderem o quanto é importante colaborarem com os professores, deixando, em casa, de brincar com as crianças e de contar-lhes histórias, incentivando-as a fazerem suas lições de casa e a serem obedientes na escola.
  • que nas reuniões coletivas sejam discutidas questões sobre as semelhanças e diferenças entre uma escola de Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental. Dessa forma, pais e mães tranquilizam-se e compreendem que é no 1º ano em que as crianças ingressam numa escola de verdade.
  • incentivar a participação das famílias em todos os eventos escolares, momentos em que pais e mães podem conhecer o trabalho da escola. Porém, deve-se controlar o contato diário nos momentos de entrada e saída das crianças, pois participação tem limites e a presença dos pais e mães acarreta desorganização da rotina.
  • estar atento e valorizar os instrumentos de comunicação por meio do contato pessoal diário, oral ou escrito, bem como o uso de murais informativos, folhetos, agendas (que vão e voltam diariamente) e a exposição das atividades das crianças (individuais e coletivas).
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora