Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2716571
Texto da Questão:

Leia o texto para responder à questão.

Apenas um café

    Acordei de manhãzinha sentindo cheiro de café. Virei pro lado e voltei a dormir. No outro dia, a mesma coisa. Assim foi por vários dias até que me dei conta de que não acordava sentindo o cheiro do café, mas sim que era acordada por ele. O velho coador de pano da minha avó talvez tenha deixado cafeína suficiente em minha memória para que eu fosse despertada em meu quarto pelo cheiro do café passado na cozinha.

    Pedir um café já é parte da existência, é hábito, é ritual inconsciente.

     Foi assim que, na semana passada, eu me sentei a uma mesa para uma reuniãozinha e imediatamente pedi o meu café.

    – Vou trazer o cardápio.

    – Não precisa. Eu só quero um café, por favor.

    – Vou lhe trazer o cardápio.

    Foi colocado em minhas mãos um cardápio de cafés. O mundo está ficando mesmo muito complicado! Não sabia o que fazer. Queria provar todos! Eu adoro café! Mas uma xícara de café é um dos poucos portos que ainda temos neste caleidoscópio ciclônico que inventamos pra viver e não gostaria que também isso passasse por uma reforma toda semana! É porto. Quero reconhecê-lo e senti-lo tal como é a cada vez. Como um copo d’água. Meu Deus!

    Será que vão fazer isso com a água também?! Teremos que escolher que água vamos querer tomar? Minha alma se agita no vazio na busca de tanta particularidade para coisas tão essenciais. “Escolha é perda.” Li uma vez essa frase e ela me conforta muito em momentos de indecisão. Devolvi o cardápio ao garçom pedindo só um café normal.

(Denise Fraga. Revista sãopaulo, 23-29.03.2014. Adaptado)

A autora mostra-se contra a ideia de haver muitas variedades de café a escolher, porque

  • vê o café como uma bebida do cotidiano, que deve ter papel secundário com relação a outras bebidas.
  • acredita que o excesso de escolhas causa angústia, e tomar café é um ato mecânico, destituído de emoção.
  • defende que, sendo uma bebida tomada durante o trabalho, o café não deve se tornar um fator de distração.
  • considera que o ato de tomar café deva equivaler a um ritual, um hábito vinculado a sua memória afetiva.
  • confessa que não tem interesse em experimentar coisas novas, especialmente café, que é uma bebida trivial.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora