Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3287112

O uso de jogos e brincadeiras em algumas instituições de educação infantil é criticado quando assume “um papel pedagogizante, não garantindo o tempo e o espaço necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura” (MASCIOLI, 2010, p. 107). Para enfrentar esse problema, ao utilizar o jogo e a brincadeira em seu trabalho educativo, o professor necessita desenvolver:

  • um movimento contínuo de substituição das práticas educativas pelas vivências brincantes em seu planejamento
  • o costume de consultar os professores mais experientes da instituição, buscando conhecer as brincadeiras que já fazem parte da cultura escolar
  • o hábito de variar sempre o tipo de proposta (jogo de tabuleiro, jogo de faz de conta ...), para que não se torne uma atividade desinteressante
  • um processo autorreflexivo, dedicando cuidados ao tipo de interações que são estabelecidas durante o jogo e a brincadeira, e ao nível de envolvimento e participação das crianças nas propostas
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora