Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 54 questões.
#3320973

A hipoglicemia neonatal é o distúrbio metabólico mais frequente em neonatologia. É sabido que as formas transitórias, frequentemente observadas em neonatos saudáveis, resultam de processos de adaptação metabólica normais durante a vida extrauterina, no entanto, há preocupação de que hipoglicemias prolongadas possam trazer prejuízos neurológicos. Sobre a abordagem deste tema, é correto afirmar que: 

  • a amostra crítica para determinar a etiologia da hipoglicemia neonatal, deve ser coletada quando a glicemia plasmática for ≤ 40 mg/dL.
  • a deficiência do hormônio de crescimento e/ou do hormônio adrenocorticotrófico causa hipoglicemia pelo aumento da glicogenólise, lipólise e gliconeogênese.
  • recém-nascidos sintomáticos, com glicemia capilar < 40 mg/dL, devem receber 200mg/Kg de glicose endovenosa, seguida de infusão de 5 a 8 mg/Kg/ minuto.
  • o tratamento com glicocorticoides está indicado quando houver necessidade de uma taxa de infusão de glicose superior a 10 mg/Kg/ minuto para manter glicemia normal.
  • todas as alternativas estão corretas.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora