O êxito da Revolução de 1930 dependeu em essência do
papel desempenhado pelos militares, mas o Exército não
atuou como uma força homogênea, cuja iniciativa é
determinada, hierarquicamente, a partir da cúpula. O setor
militar mais dinâmico na articulação do movimento,
representado pelos “tenentes”, encontrava-se, a rigor, fora
do aparelho militar do Estado, pois muitos de seus
membros haviam sido afastados das fileiras do Exército.
No interior das Forças Armadas, enquanto os altos
escalões estavam bastante divididos, alguns quadros
situados entre estes e os “tenentes” — caso típico do
general Góes Monteiro — assumiram o comando das
operações, com amplo apoio da base.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?