Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 35 questões.
#2995723

O sistema de ensino brasileiro passou por diversas reformas ao longo do tempo e, no âmbito dessas reformas, o ensino de História foi se modificando constantemente. Entretanto, as reformas ocorridas nos anos 1930 e 1940 promoveram a centralização das políticas educacionais e colocaram o ensino de História no centro das propostas de formação da unidade nacional, consolidando, então, a História como disciplina escolar.
Sobre o ensino de História nas reformas dos anos 1930 e 1940, é correto afirmar: 

  • A reforma Gustavo Capanema, de 1942, aproximou o ensino de História da produção acadêmica universitária, abandonando assim as perspectivas positivistas que valorizavam os grandes homens e os grandes acontecimentos da História.
  • A Reforma de 1946 não tinha um autor especifico, entretanto ela propunha um ensino de História voltado para a análise crítica da sociedade brasileira, reconhecendo os diversos conflitos e abrindo espaço para as classes menos favorecidas como sujeitos da História.
  • A Reforma Gustavo Capanema, de 1942, estabeleceu a História do Brasil como disciplina autônoma e estipulou como seu objetivo fundamental a formação moral e patriótica.
  • A Reforma Francisco Campos, de 1931, destinou ao ensino de História um papel pouco importante no panorama da educação política, recomendando que se concentrassem os estudos nas sucessões dos governos e na história militar.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora