Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3318454

A disfagia caracteriza-se pela dificuldade de deglutir consistências diferentes, deixando o indivíduo, geralmente, muito debilitado e, podendo causar até a morte por broncoaspiração. Desse modo, é muito importante investigar as causas que levaram ao desencadeamento da disfagia para que o tratamento seja mais adequado.

As evidências apresentadas indicam que as causas das disfagias são muito importantes para o desenvolvimento da terapia fonoaudiológica. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A fase antecipatória e a fase cognitiva é uma das menos importante, pois remete aos sabores, à apresentação visual e aos odores dos alimentos, à vontade de se alimentar e ao reconhecimento perceptivo da situação que envolve a alimentação.
  • A disfagia esofágica se caracteriza pela dificuldade de engolir o bolo alimentar na cavidade bucal e faringe, enquanto a disfagia orofarígea se caracteriza pela dificuldade na passagem do alimento depois do processo de deglutição.
  • Fatores psicossociais não são importantes para o processo de disfagia; observa-se que paciente que apresenta isolamento, desenvolve consequentemente prejuízo da qualidade de vida.
  • Nos casos de indivíduos com disfagia, o tempo de trânsito oral para o bolo alimentar não interfere na avaliação destes pacientes.
  • Os fatores nutricionais como: desnutrição, desidratação e emagrecimento, além de fatores pulmonares por conta de aspirações, desenvolvendo pneumonias aspirativas, doenças pulmonares crônicas, podem levar o paciente, inclusive, à morte.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora