Texto 3
Quem foi a primeira médica negra do
Brasil?
De acordo com a
última pesquisa da
Demografia Médica,
divulgada em 2020, há
05 um fenômeno de
“feminização” da
medicina brasileira.
Hoje, as mulheres
representam 46,6% da
10 população médica do
país. A pesquisa é feita
em parceria pela
Universidade de São
Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina
15 (CFM). O que ela não nos oferece, entretanto,
é uma leitura da raça desses médicos.
Se o Brasil de hoje ainda impõe diversas
barreiras para médicas negras, imagine o
desenho do país em 1909! Foi em 1909, no
20 interior da Bahia, em São Félix, que Maria
Odília Teixeira nasceu. Maria é das principais
figuras históricas da medicina brasileira. Para
se ter uma noção daquele contexto histórico, as
mulheres só conquistaram direito ao
25 voto 23 anos depois, em 1932. Filha de pai
médico, Maria é a primeira médica negra de
que se tem registro em território nacional. Ela
também foi a primeira professora negra da
Faculdade de Medicina da Bahia, a mais antiga
30 do país. Em sua turma, ela era a única mulher
entre os 48 alunos da turma. Maria morreu em
1970, deixando, na história, uma marca
incomparável.

Disponível em: https://www.sanarmed.com/quem-foi-a-primeira-medica-negra-do-brasil-conheca-essa-e-outras-historias-inspiradoras-projeto-hub. Acesso em: 14 out. 2023. Adaptado.
“A pesquisa é feita em parceria pela Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).” (Linhas 11-15)
A forma verbal sublinhada no enunciado em destaque está na voz passiva analítica. De acordo com a norma culta, na voz passiva sintética, teria a seguinte estrutura: