Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#1836395

Ao realizar um questionário entre professores e gestores para compreender “os olhares” sobre a importância do planejamento participativo na Educação Básica, foi prevista uma pergunta aberta sobre o que seria planejamento na opinião dos respondentes. Na tabela a seguir, podem ser vistos os apontamentos. Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Nez (2015).
Analisando a tabela, pode-se concluir que, segundo os participantes, o planejamento é 

  • uma ação realizada pelo coletivo da escola com vistas à ação-reflexão-ação, demonstrada pelo resultado do apontamento do item na categoria Coletivo – 01, em que o docente afirma ser essa a melhor forma de realizá-lo.
  • um modelo que envolve várias pessoas no processo de decisões, construído coletivamente como demonstrado (resposta expressa na categoria Proposta de Trabalho/PPP - 04). Desse modo, os agentes envolvidos decidem, discutem, refletem e questionam, ou seja, eles realmente participam e têm um papel.
  • um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, pouco ou quase nada se nota de um planejamento participativo, envolvido com a problemática do contexto social. Percebe-se, muito mais, um planejamento burocrático e sistemático, retornado à ideia da “entrega de uma documentação” para cumprir um calendário (resposta expressa na categoria Exposição – 13).
  • um instrumento eficaz na implantação de políticas públicas para atender a maioria da população e combater a desigualdade (resposta expressa na categoria Ferramenta - 01), quando está presente nas experiências de orçamento participativo.
  • uma estrutura de ações com foco pedagógico que levam em conta a multiplicidade dos diversos pontos de vista (resposta expressa na categoria Resultado - 01).
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora