Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#2872229

Em um congresso sobre disciplina e indisciplina na escola, os professores palestrantes deram as contribuições apresentadas a seguir.

Maria: O barulho, a agitação e a movimentação em sala de aula devem ser catalisadores do ato de conhecer, tornando a indisciplina um movimento estruturado em torno de ideias, conceitos e proposições.

Paulo: O professor precisa ter uma conduta dialógica, disposta à intervenção pedagógica, à negociação constante em relação às estratégias de ensino e de avaliação, aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados.

Helena: A saída para as situações de indisciplina está na relação professor-aluno, nos vínculos estabelecidos, pois, guardadas as especificidades de atribuições, ambos são parceiros de um mesmo jogo, cujo rival é a ignorância.


A plateia que assistiu às palestras fez vários comentários. Identifique aquele que analisou corretamente uma ou mais das contribuições dos professores.

  • A concepção de disciplina de Maria está identificada com uma visão institucional voltada para a vigilância e a punição.
  • A visão de atuação docente que Paulo apresenta conduz a um enfraquecimento da figura de autoridade simbólica desempenhada pelo professor.
  • A proposta de Helena desconsidera o foco dos problemas de indisciplina, que está na ausência de intervenção familiar no âmbito escolar e em problemas psicológicos dos alunos.
  • As ideias dos três palestrantes são vinculadas a um modelo de escola que vigorou na Modernidade e que foi superado por concepções pragmáticas de educação.
  • As colocações de Maria, Paulo e Helena consideram a indisciplina como fenômeno transversal, que é superado com o foco no conhecimento e nas regras a ele subjacentes.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora