Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 35 questões.
#3319359

A Educação Especial tem como finalidade promover o acesso das pessoas com deficiência às instituições de ensino regular, bem como propiciar a elas novas possibilidades de desenvolver suas habilidades e competências.

(Por: 1. Thiffanne Pereira dos Santos. Mestre em Educação Interdisciplinar.2. Marlene Barbosa de Freitas Reis. Orientadora. Pedagoga pela UFG.Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ.)
−(file:///C:/Users/Pessoal/Downloads/5008-Texto%20do%20artigo-14496-1-10-20151015.pdf)

Analisando esse percurso sócio-histórico, marque a alternativa incorreta.

  • Todavia, por volta de 1992, a "Conferência Mundial em Educação Especial" organizada pelo governo da Espanha em cooperação com a UNESCO, realizada em Salamanca entre 7 e 10 de junho de 1992, favoreceu o início da Educação Inclusiva, no Brasil, com integração parcial para pessoas com deficiência, nas escolas que eram ditas para alunos normais.
  • A retrospectiva historiografia da Educação Especial pode identificar que até a segunda metade do século XX, as pessoas com deficiência eram recebidas em instituições especiais, ficando segregadas em ambientes educativos específicos.
  • Na segunda metade do século XX, havia, paralelamente, duas formas de ensino: as escolas comuns que recebiam os sujeitos ditos "normais" e as escolas especiais que atendiam aquelas com algum tipo de deficiência e que, por isso, eram consideradas inaptas para conviver em ambientes sociais.
  • Ainda na segunda metade do século XX, às pessoas com deficiência não era oferecido o direito de frequentar as escolas comuns e o acesso delas era limitado às escolas especiais, já que se acreditava que não tinham capacidade para acompanhar o ensino oferecido pelas escolas comuns.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora