Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 285 questões.
#3571269

Testes de esterilidade devem ser realizado rotineiramente para garantir a ausência de contaminação microbiana nos meios de cultura utilizados no laboratório. Em meios seletivos, a contaminação nem sempre é aparente, já que esses meios inibem o crescimento de diversos grupos de microrganismos. Nesses casos, os testes de esterilidade são realizados: 

  • aquecendo o meio para inativar os componentes que tenham atividade seletiva e permitir o crescimento de contaminantes.
  • mantendo o teste de esterilidade incubado por mais tempo do que o necessário para o crescimento bacteriano.
  • coletando uma alíquota do meio seletivo (caso seja um caldo) ou passando um swab na superfície do meio sólido e inoculando em meio não seletivo.
  • coletando uma alíquota do meio para esfregaço, coloração por Gram e análise em microscopia.
  • não é necessário realizar testes de esterilidade em meios seletivos contendo substâncias inibidoras do crescimento de microrganismos.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora