Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 550 questões.
#3491988

A ação avaliativa deve ser uma prática educativa constante no sentido questionador e investigativo da aprendizagem dos alunos. A concepção de avaliação proposta por Hoffmann (2009), citada na obra de Lemos e Sá (2013), assume, diante da dinâmica da própria sala de aula, três tempos da avaliação.
O primeiro, tempo de admirar-se, é quando o professor olha para saber como é, e não para saber se é como queria que fosse. Busca-se a aproximação e o diálogo; um olhar mais amplo, dedicado, sempre presente. É o tempo de aprender a observar, registrar, reunir dados, ler tarefas, escutar os alunos e trocar ideias com outros professores.
O segundo, tempo da reflexão, nos aponta maneiras de aprender a questionar nossas hipóteses o tempo todo. É o momento de termos humildade, no sentido de pensar no que somos, e sabemos para interpretar o que está havendo acerca da realidade observada.
O terceiro, tempo da reconstrução das práticas avaliativas, é o tempo da ação reflexiva, da mediação. Esse é o tempo da tomada de consciência, tempo de professores comprometidos, tempo do estudo, do preparo, da qualificação profissional.

Neste contexto, a concepção de avaliação citada é a

  • formativa.
  • mediadora.
  • diagnóstica.
  • comparativa.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora