Em 1995, foi publicado pelo Governo Federal o plano diretor da
reforma do aparelho do Estado. O objetivo fundamental era
reforçar a governança — a capacidade de governo do Estado —
por meio da transição programada de um tipo de administração
pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria
e para o controle interno, para uma administração pública
gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do
cidadão. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
A estratégia da reforma do aparelho do Estado foi concebida
a partir de três dimensões: a primeira, institucional-legal,
tratava da reforma do sistema jurídico e das relações de
propriedade; a segunda, cultural, centrava-se na transição de
uma cultura burocrática para uma cultura gerencial; e a
terceira abordava a gestão pública a partir do
aperfeiçoamento da administração burocrática vigente e da
introdução da administração gerencial, incluindo os aspectos
de modernização da estrutura organizacional e dos métodos
de gestão.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?