Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Refazer Filtro
  • Órgãos: UFMA
Foram encontradas 1062 questões.
#1583909

A avaliação formativa, como campo teórico, tem ampliado as reflexões para além do seu caráter de avaliação diagnóstica de processo contínuo, ampliando para a valorização da participação, das partilhas, autonomia de todos, contemplando outros elementos que configuram o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, para fugir do mero entendimento da avaliação como procedimento técnico-metodológico. Considerando a advertência de Freire (2000, p. 48) sobre o ato do professor no qual: “o educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de métodos e técnicas”. Fonte: FREIRE, Paulo, SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
Logo o objetivo da avaliação formativa deve ser:

  • a oportunidade de se evidenciar a autoridade docente.
  • a garantia de uma aprendizagem com a compreensão dos processos vivenciados e possiblidades de reflexão aos professores sobre sua docência, com vistas a melhorar a sua prática docente.
  • considerada como uma exigência institucional.
  • baseada no controle do trabalho pedagógico.
  • planejada conforme as metas e os objetivos a serem alcançados, tendo como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora