Para explicar a evolução da Educação Física
no Brasil, buscamos a fundamentação em Darido
e Rangel (2005), que mencionam uma linha de
tendências nem sempre destacadas uma das
outras de forma estanque, que às vezes interagem
e se completam. Para efeito didático, as autoras
classificam essas tendências em: Higienismo
e militarismo, Esportivista, Recreaconista.
Considerando a classificação citada pelas autoras,
analise as alternativas abaixo.
I. Sobre o higienismo e militarismo. no primeiro
instante os objetivos eram os hábitos de higiene
e saúde, em que se buscava o aprimoramento
físico e moral, através dos exercícios. As aulas
geralmente eram ministradas por médicos e
militares.
II. Na tendência esportivista, a mesma foi
caracterizada pela política do pão e circo, que
segundo Melo e Alves Júnior (2003) uma forma
de dominação e controle de massa. Foi quando
o governo pregou a ideologia do aprimoramento
físico através dos esportes, incentivando a sua
prática nas escolas.
III. No que concerne a tendência recreacionista
as críticas à tendência esportivista foram
iniciadas e tornaram-se constantes, dando
espaço ao surgimento, como alternativa, à
tendência recreacionista. Porém, a recreação
única e exclusiva também deixa a desejar
como ferramenta pedagógica, e não foram
apresentadas mudanças significativas.
IV. Na tendência recreacionista a educação física
passou a significar esportes de alto rendimento
e esta era a palavra de ordem.
É correto o que se afirma apenas em:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?