Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3525754

A síndrome de falência medular é um grupo de doenças causadas por dano à célula progenitora hematopoética (CTPH). Clinicamente, essas falências resultam em uma medula óssea hipoplástica e, no sangue periférico, em anemia, neutropenia ou trombocitopenia.
Com relação a esse tema, é correto afirmar que

  • em pacientes com diagnóstico de timoma, a incidência de desenvolvimento de aplasia pura de série vermelha é de 50%. Atualmente, preconiza-se a realização de timectomia nesses casos, sendo essa abordagem suficiente para o tratamento, não sendo necessário o uso de medicamentos imunossupressores.
  • a pesquisa de células GPI (glicofosfatidilinusitol) negativa para o diagnóstico de hemoglobinúria paroxística noturna deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita de anemia aplástica adquirida.
  • o transplante de células progenitoras hematopoéticas (TCPH) autólogo é indicado como primeira linha de tratamento para todos os pacientes com diagnóstico de anemia aplástica adquirida grave ou muito grave.
  • androgênios são contraindicados em pacientes com anemia de Fanconi não submetidos a TCPH.
  • a neutropenia congênita grave é diagnosticada quando a contagem de leucócitos é inferior a 1000/μL, cronicamente. É importante realizar hemogramas seriados (2 vezes por semana durante 3 semanas) para exclusão de neutropenia idiopática.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora