Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#3643698
Texto da Questão:

Leia o texto a seguir para responder à questão:


    Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) mostra que a porcentagem de crianças brasileiras com celular cresceu. Em 2015, 3% dos pequenos de 0 a 2 anos, 6% dos de 3 a 5 anos e 18% dos de 6 a 8 anos possuíam um aparelho próprio. Em 2024, esses indicadores alcançaram 5%, 20% e 36%, respectivamente.

    O celular é a pior tela para as crianças, segundo especialistas. Diferentemente do computador ou da televisão, ele concentra a atenção dos pequenos por mais horas e exige maior esforço dos músculos oculares. Além disso, o uso dos smartphones costuma ter menor controle dos pais, facilitando a exposição a conteúdos impróprios.

    Susana Knupp, integrante da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), explica que as crianças tendem a segurar o celular muito próximo dos olhos. Isso ocorre tanto porque seus braços são mais curtos quanto pela necessidade de focar a tela. “Quanto mais perto está o objeto observado, mais esforço muscular é feito. Esse trabalho muscular intenso pelo uso frequente e prolongado do celular gera sintomas de cansaço ocular, dor de cabeça, dor ocular, visão embaçada e dificuldade de foco”, diz Susana.

    O uso excessivo do celular também pode desencadear problemas de saúde mental nas crianças. Entre os mais comuns estão ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e isolamento social.

    “O cérebro das crianças ainda está em desenvolvimento. Com isso, a exposição excessiva a estímulos digitais pode interferir nos processos de amadurecimento cerebral”, aponta Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).



(Rone Carvalho. Por que, de todas as telas, o celular é

a pior para as crianças? www.estadao.com.br, 27.02.2025. Adaptado)

Os especialistas citados no texto, Susana Knupp e Antônio Geraldo, revelam que o celular é um problema para as crianças porque

  • o aparelho pode afetar seja a saúde dos olhos seja o cérebro dos pequenos.
  • os pequenos podem desenvolver depressão, ansiedade e outras questões mentais.
  • a porcentagem de pessoas nessa idade com esse aparelho cresceu muito recentemente.
  • o aparelho não permite que os pais controlem o que os pequenos estão vendo.
  • outros aparelhos, como a TV e o computador, deixaram de ser os preferidos dos pequenos.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora