Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#2160217

Analise a charge abaixo:


Imagem associada para resolução da questão




Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.

  • Faz referência à política do café-com-leite na qual uma de suas características foi a “política dos governadores”, que consistia em um acordo firmado entre o presidente e os governadores estaduais, no qual se previa, dentre outras coisas, o apoio mútuo.
  • Refere-se à política do café-com-leite na qual os de são Paulo e Minas Gerais ditavam sozinhos os rumos da república devido ao grande poder econômico dos dois estados.
  • Demonstra a grande rivalidade entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo durante a República Velha, o que ocasionava uma verdadeira gangorra no exercício da Presidência da República.
  • Está vinculada ao período da Nova República na qual dois blocos rivais foram constituídos. De um lado, o Bloco Paulista, grande incentivador da industrialização nacional, do outro, o mineiro, que defendia o investimento no agronegócio.
  • A Nova República permitiu que os estados de São Paulo e Minas Gerais se revezassem no exercício do poder, com consentimento e participação de outros estados da federação, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora