Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 67 questões.
#2028509

Segundo a teoria do vínculo, o processo de luto é uma forma de ansiedade de separação, que pode se expressar como luto normal ou como luto patológico. O luto patológico se caracteriza

  • pela dor provocada em relação à extinção do vínculo emocional com o morto e pela reação de sofrimento, de cunho universal, gerado pela separação inaceitável na cultura ocidental.
  • pelo surgimento de sentimentos de ambivalência ante a perda, assim como por reações de distorção e adiamento do luto, que refletem a tentativa irracional do enlutado de manter o vínculo.
  • pela manifestação dos sentimentos de ansiedade e dor frente à perda de um ente querido e pela transformação e substituição desses sentimentos pela saudade daquele que se foi.
  • pela qualidade dos vínculos primários estabelecidos nas primeiras experiências infantis, bem como pelos recursos psíquicos disponíveis e mobilizados para a elaboração de perdas.
  • pelas vivências anteriores do indivíduo relacionadas a perdas afetivas, como também pela ausência de reforço social às reações de impotência e de frustração que acompanham a realidade da perda.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora