Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#2046209

O vocativo é a invocação ao destinatário. No que se refere ao vocativo na redação oficial, analise as sentenças:


I - Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.

II - Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

III - As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

IV - Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.

V - Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

VI - Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

VII - Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.


Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:

  • Somente as sentenças I, III, IV, V e VI estão corretas.
  • Somente as sentenças II, III, IV, V e VII estão corretas.
  • Somente as sentenças III, IV, V e VI estão incorretas.
  • As sentenças I, II, III, IV, V, VI e VII estão corretas.
  • As sentenças I, II, III, IV, V, VI e VII estão incorretas.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora