Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 30 questões.
#3239258

Considere o fragmento abaixo:


"No Brasil, em se tratando de laicidade, nos deparamos com a aurora republicana como marco. É quando se adota de modo assumido o princípio da separação entre Estado e igrejas. Em termos mais concretos: rompe-se com o arranjo que oficializava e mantinha a Igreja Católica; o ensino é declarado leigo, os registros civis deixam de ser eclesiásticos, o casamento torna-se civil, os cemitérios são secularizados; ao mesmo tempo, incorporam-se os princípios da liberdade religiosa e da igualdade dos grupos confessionais, o que daria legitimidade ao pluralismo espiritual. Note-se que estamos no final do século XIX e a amplitude desse projeto de laicização coloca o Brasil ao lado, e mesmo à frente, de outros países igualmente comprometidos com aqueles princípios."


(Fonte: Giumbelli, E.. (2008). A presença do religioso no espaço público: modalidades no Brasil. Religião & Sociedade, 28(2), 80-101.)


Com base no texto, é correto afirmar que:

  • Ainda no período colonial, o casamento já era uma instituição despida de efeitos religiosos.
  • Com a vinda da família real para o Brasil, os registros civis deixam de ser eclesiásticos.
  • A partir da República no Brasil, houve a separação entre a Igreja e o Estado.
  • Com o Império no Brasil, o país se tornou laico.
  • O Brasil não era um país laico no século XIX.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora