Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#3205078

O transtorno do estresse pós-traumático (TSPT) é uma condição gerada por estresse, que se caracteriza por reações a um evento estressor excepcionalmente ameaçador ou a uma catástrofe natural, que traga sério dano a si ou a outros, com impossibilidade de defesa,desencadeando forte estresse e ocasionando sempre um prejuízo nas atividades usuais da pessoa (DSM-IV) (CID 10-1998). Com relação ao TSPT, segundo Marilda Lipp, é correto afirmar que

  • pode ter o caráter de doença ocupacional, e nem todas as pessoas podem ser vulneráveis ao transtorno.
  • é tema que se repete inúmeras vezes na vida da pessoa, sempre gerando um estresse excessivo e contribuindo para uma sensação crônica de fragilidade diante do mundo-estresse decorrente, que pode ocorrer em virtude de outras fontes de stress.
  • somente a exposição ao trauma é suficiente para explicar o desenvolvimento do transtorno.
  • os fatores individuais não têm um papel importante na compreensão desse transtorno.
  • pode-se apresentar na vítima sobrevivente (vítima primária) ou em pessoas próximas do seu convívio, profissionais que trabalham, profissionais que trabalham na ocorrência ou que presenciam essas situações (vítimas secundárias), após um mês ou mais do evento.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora