Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 70 questões.
#1794350

Araci Luz, (1997) assim se refere à questão da avaliação: "A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem)."
Sobre a avaliação no ensino superior é correto afirmar:

  • Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de aquisição de conhecimento dos estudantes para ajudar a superar obstáculos. É diferente do "ensinar" e cobrar o produto final.
  • A avaliação de conteúdos aplicada ao aluno deve, como pressuposto ético fundamental, pautar-se pela lógica de oferecer a todos os estudantes um julgamento justo quanto ao desempenho de cada um, de forma a incentivar que todos dediquem-se ao máximo para a obtenção de resultados qualificados.
  • A aprendizagem no ensino superior depende exclusivamente do estudante e o avaliador deve ter atenção ao desempenho deste, de forma a verificar se o que o estudante tem como aprendizado presente é suficiente para a futura atuação profissional deste.
  • No processo da avaliação da aprendizagem deve-se verificar o que ocorre no presente, como resultado de um percurso de aprendizagens. Deve-se considerar que, para o estudante adulto, mediante as orientações dos docentes, o estudante teve oportunidade de aprender; se esta aprendizagem não ocorreu, a responsabilidade é dele.
  • Os processos avaliativos formais são sempre geradores de desestabilização, na medida em que criam fissuras em imagens idealizadas dos estudantes e dos professores e, por esta razão, devem ser evitados.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora