Os desastres provocam rupturas bruscas na vida das
pessoas em virtude da sua manifestação violenta e
destruidora, deixando‐as subitamente enlutadas, não
somente as que vivenciam perdas por mortes, mas também
aquelas que perdem suas casas, seus pertences ou até
mesmo sua segurança no mundo que conheciam. Franco (org.). A Intervenção Psicológica em
Emergências. 2015 (com adaptações).
Acerca do luto das pessoas que vivenciaram um desastre,
julgue os itens que se seguem.
I Em situações de desastre, a pessoa sobrevivente pode
não se permitir vivenciar e compartilhar sua dor, já que
está viva quando tantos outros morreram.
II O luto não reconhecido é definido como aquele que as
pessoas experimentam quando ocorre uma perda que
não é ou não pode ser abertamente conhecida,
publicamente lamentada ou socialmente apoiada.
III A vivência do desastre provoca a ideia de que o mundo
é um lugar inseguro, levando ao desequilíbrio
emocional, aspecto que pode ser considerado como
um fator de risco para o desenvolvimento de luto
patológico.
Assinale a alternativa correta.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?