De maneira geral, a ação dos fármacos se inicia com uma ligação química do fármaco com o seu receptor, e seu efeito
está relacionado à alteração da velocidade ou da magnitude de uma resposta celular intrínseca, sem produzir reações
diferentes das específicas daquela célula/órgão.
Sobre a interação fármaco-receptor, analise as afirmativas a seguir.
I. Agonista é um fármaco que se liga a receptores fisiológicos mimetizando os efeitos dos compostos endógenos (agonistas endógenos). Os fármacos desse grupo podem ser classificados como agonistas primários, quando se ligam no
mesmo sítio de reconhecimento do composto endógeno, e alostéricos quando se ligam em regiões diferentes, conhecidas como sítios alostéricos.
II. Antagonistas são fármacos que bloqueiam ou reduzem a ação de um agonista. Os antagonistas também podem ser
alostéricos, por combinação com o agonista (químico), por efeitos celulares ou fisiológicos diferentes (funcional).
III. Agonistas parciais são fármacos que mostram apenas eficácia parcial, e agonistas inversos estabilizam o receptor em
uma conformação inativa. Esses dois tipos de agonistas reagem como antagonistas competitivos na presença de um
agonista pleno.
Assinale a alternativa CORRETA.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?