Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 54 questões.
#3321323

A redução da temperatura do organismo humano para fins terapêuticos é um conceito bastante antigo. A associação da hipotermia durante a parada circulatória nos procedimentos de circulação extracorpórea, adicionou uma elevada margem de segurança à cirurgia cardiovascular e outros procedimentos cirúrgicos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A hipotermia é utilizada com a finalidade de reduzir o metabolismo e, em consequência, diminuir o consumo de oxigênio para aumentar a proteção do organismo, particularmente dos órgãos vitais, durante os períodos de redução do fluxo sanguíneo ou de parada circulatória.
  • Apesar de o cérebro ser um órgão especial, a lesão das suas células não costuma resultar em um estado de coma irreversível. Por isso, durante a circulação extracorpórea não há necessidade de induzir a hipotermia.
  • O mecanismo de autorregulação cerebral, durante o resfriamento do organismo pela CEC, é preservado até os 22o C. Abaixo dessa temperatura, o fluxo sanguíneo cerebral depende diretamente do fluxo de perfusão e do equilíbrio ácido-base.
  • Como regra geral, devemos sempre limitar um período de parada circulatória a 40 - 50 minutos e intercalar curtos períodos de perfusão entre 2 períodos consecutivos de parada circulatória, com o objetivo de remover os detritos metabólicos e oferecer oxigênio ao tecido cerebral.
  • Não só a isquemia ou a hipóxia podem produzir lesões cerebrais durante os procedimentos de CEC hipotérmica com períodos de parada circulatória. Microembolias e, mais raramente, as macroembolias podem também constituir o principal fator causador da disfunção de diversos órgãos, especialmente o cérebro.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora