Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#1593990

O protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos do Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe a implementação de práticas seguras quanto ao uso de medicamentos nos estabelecimentos de saúde. No Brasil, muitos estudos demonstram a alta frequência de eventos adversos a medicamentos, sendo os mais comuns relacionados a intoxicações, interações medicamentosas, falhas terapêuticas e erros de medicação. A etapa de administração é a última barreira para se evitar um erro de medicação derivado dos processos de prescrição e dispensação. Assinale a única alternativa que NÃO se refere ao preparo e à administração segura de medicamentos.

  • A retirada de estoques de bloqueadores neuromusculares e eletrólitos concentrados das unidades de internação e a implementação da dupla checagem independente são recomendações para o manejo seguro de medicamentos potencialmente perigosos.
  • O enfermeiro deve utilizar, no mínimo, dois identificadores antes da realização do procedimento e conferir se as informações contidas na pulseira do paciente correspondem à prescrição e à rotulagem do medicamento.
  • A administração de medicamento por ordem verbal deve ocorrer em caso de emergência; nesse caso, utiliza-se o método de dupla checagem independente para administração e registra-se por escrito a ordem verbal.
  • As sobras de medicamentos não administrados devem ser mantidas na enfermaria para a reposição do estoque de medicamentos e a utilização imediata nos casos de emergência, garantindo a administração no horário correto.
  • O enfermeiro deve informar ao paciente e à família sobre eventuais incidentes relacionados à terapia medicamentosa, registrando-os em prontuário e notificando o ocorrido à gerência de riscos ou ao núcleo de segurança do paciente.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora