Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 80 questões.
#2450788

A atividade farmacológica de um fármaco depende, entre outros fatores, da ligação com seu receptor. Sobre interação fármaco-receptor é correto afirmar:

  • É chamado de agonista pleno, o fármaco que se liga a receptores celulares e não é capaz de promover sua ativação e causar uma resposta tecidual.
  • É chamado de agonista parcial, o fármaco que se liga a receptores celulares sem causar sua ativação e, como conseqüência disto, impede que um agonista se ligue a esses mesmos receptores.
  • São chamados de antagonistas, fármacos que apresentam ação farmacológica intermediária, ou seja, que desencadeiam uma resposta tecidual submáxima, mesmo quando 100% dos receptores estão ocupados.
  • A eficácia, ou efetividade de um fármaco, está relacionada à dose deste fármaco, suficiente para se ligar e ativar um número crítico de receptores, desencadeando uma resposta tecidual.
  • A potência de um fármaco está relacionada à dose deste fármaco, suficiente para se ligar e ativar um número crítico de receptores, desencadeando uma resposta tecidual.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora