Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 70 questões.
Disciplinas:
#1612256

A respeito da Pedagogia Tecnicista, de acordo com Saviani (2008), assinale a alternativa correta.

  • Buscou-se planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Para tanto, era mister operacionalizar os objetivos e, pelo menos em certos aspectos, mecanizar o processo.
  • A iniciativa cabe ao professor que é, ao mesmo tempo, o sujeito do processo, o elemento decisivo e decisório.
  • A inciativa desloca-se para o aluno, situando-se o nervo da ação educativa na relação professor-aluno, portanto, relação interpessoal, intersubjetiva.
  • O elemento principal são os professores e alunos, ocupando a organização racional dos meios a posição secundária, à condição de executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de profissionais envolvidos na comunidade e conhecedores de seus valores.
  • Enquanto na pedagogia tecnicista os meios são dispostos e estão à disposição da relação professor-aluno, estando, pois, a serviço dessa relação, na pedagogia nova a situação se inverte. Enquanto na pedagogia tecnicista são os professores e alunos que decidem se utilizam ou não determinados meios, bem como quando e como o farão, na pedagogia nova dir-se-ia que é o processo que define o que professores e alunos devem fazer, e assim também quando e como o farão.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora