Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 70 questões.
Disciplinas:
#1612223

Leia o texto abaixo.


Há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos. É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele, estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Não se trata de mera justaposição das referidas dimensões, mas, sim, da aceitação de suas múltiplas implicações e relações.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1992.


Diante do exposto, conforme Mizukami (1992), o fenômeno educativo pode ser concebido de várias formas. Uma mesma situação pode ser tratada de forma diferente conforme a abordagem. Em relação às abordagens tradicional e comportamentalista, respectivamente, é correto afirmar que

  • a primeira caracteriza-se por preocupar-se mais com a variedade de conceitos do que com a formação do pensamento reflexivo, enquanto a segunda acredita implicitamente nas virtudes formativas das disciplinas do currículo.
  • a primeira é caracterizada não somente pela transmissão de verdades, informações, demonstrações etc., mas sim pelo fator do aluno aprender por si próprio e conquistar essas verdades, e a segunda tem a aprendizagem como a qualidade de um envolvimento pessoal, a pessoa como um todo, tanto sob o aspecto sensível, quanto sob o aspecto cognitivo.
  • a primeira tem a relação professor-aluno como horizontal e não imposta, já a segunda é uma pedagogia do conhecimento, e o diálogo, a garantia desse ato de conhecimento.
  • na primeira, a escola é o local da apropriação do conhecimento, por meio da transmissão de conteúdos e confrontação com modelos e demonstrações; na segunda, caracteriza-se pelo primado do objeto (empirismo), o conhecimento é uma “descoberta” e é nova para o indivíduo que a faz.
  • para a primeira, ensinar consiste em um arranjo e planejamento de contingência de reforço sob os quais os estudantes aprendem, já a segunda é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora