Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 30 questões.
#1933815

Assinale a alternativa que apresente a regra ortográfica correta, sobre o uso dos porquês.

  • O “por que” separado e sem acento circunflexo é uma conjunção casual, ou explicativa, isto é, usa-se em momentos de resposta.
  • O “porque” junto e sem acento circunflexo pode ser utilizado também como a união de “por” + pronome relativo que, assim podendo ser substituído pelas expressões “pelo(a) qual”, ou “pelos(as) quais”.
  • O “por quê” separado e com acento circunflexo é utilizado quando não se trata de uma resposta e fica localizado ao final da frase, seguido de um ponto final, exclamação ou interrogação.
  • O “porquê” junto e com acento circunflexo pode ser substituído por expressões como “visto que”, “pois”, “uma vez que” e, ainda, não se usa quando a sentença for substantivada.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora