Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 38 questões.
#3655566

Um biomédico responsável por exames de radiodiagnóstico é solicitado a realizar um procedimento em um paciente, sabendo que a dose de radiação pode ser otimizada para ser a mais baixa possível, sem comprometer a qualidade do diagnóstico. No entanto, o médico solicitante pede um protocolo que utiliza uma dose desnecessariamente alta. De acordo com a Deontologia Biomédica e os princípios da Radioproteção, qual é a atitude correta a ser tomada pelo biomédico?  

  • Recusar a solicitação e documentar a recusa, explicando ao médico que o procedimento viola o princípio da Otimização (ALARA) da radioproteção.
  • Realizar o procedimento com a dose alta, mas pedir ao paciente que assine um termo de responsabilidade para se isentar de qualquer culpa.
  • Executar o procedimento conforme a solicitação do médico, pois o princípio da autonomia médica prevalece sobre a radioproteção.
  • Ignorar a solicitação e realizar o procedimento com a dose mais baixa possível, sem informar o médico.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora