Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#3028332

A formação da economia brasileira esteve intimamente ligada, desde uma perspectiva histórica, à forma como o território foi continuamente sendo ocupado. Este, por sua vez, se transformava em regiões produtivas a depender dos recursos disponíveis, da possibilidade de seu posicionamento no mercado internacional e, pelo menos até o fim do período colonial, dos interesses da Coroa Portuguesa. Com a independência, as decisões de produção, sempre vinculadas à economia primário-exportadora, seguiram articuladas ao modelo anterior: a concentração das inversões em regiões dotadas de recursos naturais a serem explorados, ou com condições para a produção de bens com alta demanda na economia internacional. Essas questões determinaram uma forma de ocupação do território no Brasil não apenas desarticulada, mas também com a concentração de recursos e desenvolvimento em determinadas regiões e em detrimento de outras, ocasionando uma série de problemas, fluxos migratórios, desigualdade de renda e pobreza entre outros, que a sua vez impuseram a necessidade da formulação de políticas públicas de desenvolvimento regional. A história do desenvolvimento regional no Brasil nos diz que 

  • as ações para a promoção do desenvolvimento social existem desde o século XIX, mas só a partir da década de 1980 que formalmente são efetivadas políticas de desenvolvimento regional, articuladas a partir de instituições do governo federal com os governos estaduais.
  • as Superintendência de Desenvolvimento Regionais foram as primeiras experiências de política pública para o desenvolvimento regional, resultando na formação de agências para o Nordeste (Sudene), Amazônia (Sudam) e Centro-Oeste (Sudeco).
  • os principais avanços financeiros nas agências de desenvolvimento regional ocorreram com a estabilização promovida pelo Plano Real e o processo de abertura da economia na década de 1990, com aportes sendo feitos a partir de capital privado.
  • a Política Nacional de Desenvolvimento Regional foi criada nos anos 1990 e, apesar de ser um plano do governo federal, era voltado para as regiões Norte e Nordeste, uma vez identificado os menores níveis de desenvolvimento nessas regiões.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora