Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#2520598

Sobre o diagnóstico do estado nutricional do ferro, é INCORRETO afirmar que:

  • A forma mais comum de se detectar a anemia é por meio da medida do valor da concentração do hematócrito no sangue. Esse valor é controlado homeostaticamente, variando, levemente, entre pessoas normais. Deve-se observar que a deficiência de ferro no organismo desenvolve-se em três estágios, e seus efeitos adversos iniciam-se antes mesmo dos indivíduos apresentarem anemia.
  • O primeiro estágio da deficiência de ferro ocorre depleção nos depósitos de ferro, o que pode ser medido pela diminuição da ferritina sérica, normalmente para valores inferiores a 12 µg/L. Neste momento, a concentração plasmática do ferro, a saturação da transferrina e a concentração da hemoglobina permanecem normais. A dosagem da concentração de ferritina sérica é um dos métodos mais sensíveis para o diagnóstico dessa deficiência, entretanto existem situações que podem levar a elevação desse indicador mesmo na presença de deficiência deste mineral, como, por exemplo, doenças hepáticas e câncer.
  • No segundo estágio da deficiência de ferro ocorrem mudanças bioquímicas como reflexo da falta de ferro para a produção normal da hemoglobina e outros componentes essenciais, sendo observadas alterações no transporte do ferro e nas hemácias que foram, recentemente, distribuídas na circulação sanguínea. Neste momento, ocorre diminuição nos níveis de saturação da transferrina, e a maior parte do ferro presente no soro encontra-se unida a ela. Neste estágio, como o ferro sérico encontra-se reduzido, a capacidade total de ligação da transferrina apresenta-se aumentada, e a saturação da transferrina, diminuída.
  • Nenhuma das alternativas.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora