Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 20 questões.
#1718199

Pé Diabético é o termo empregado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos. Sobre essa condição, assinale o que for INCORRETO:

  • Duas teorias merecem destaque para explicar o desencadeamento da neuropatia no diabético: a teoria vascular, na qual a microangiopatia davasa nervorumlevaria à isquemia, que causaria a lesão do nervo, e a teoria bioquímica, na qual o aumento de substâncias tóxicas (sorbitol e frutose) e a depleção do mionisitol causariam lesão no nervo (células de Schwann).
  • Neuropatia sensitivo-motora é a forma menos comum e a que menos causa problemas nos pés dos diabéticos. Evolui insidiosamente e pode ser assintomática ou causar sintomas importantes, como sensação de queimação e agulhadas nos pés e pernas, que pioram à noite. No exame físico há diminuição da sensibilidade dolorosa, tátil e térmica com distribuição em bota, atrofia da musculatura intrínseca dos pés e ausência dos reflexos aquileus. Não obstrui as inervações.
  • Neuropatia simpático-periférica – é importante porque causa ressecamento da pele devido à ausência de sudorese, o que leva a pele a ficar rachada e fissurada, facilitando as infecções nos pés. Causa também vasodilatação, propiciando o aparecimento de shunts arteriovenosos, que aumentam o fluxo de sangue na pele, diminuindo, assim, o aporte de nutrientes aos tecidos mais profundos. Portanto, a ausência de sudorese e a distensão das veias dorsais dos pés são evidências de disfunção autonômica que envolve fibras dos nervos simpáticos.
  • Nenhuma das alternativas.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora