Vândalos depredaram pinturas rupestres antiquíssimas no sítio arqueológico “Abrigo da Ferrugem”, em Diamantina, cidade da
região do Jequitinhonha, cobrindo-as com picho verde e palavras ofensivas. O caso aconteceu em 23 de janeiro de 2024, de
acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O sítio arqueológico “Abrigo da Ferrugem”, em Minas
Gerais, é tombado e abriga vestígios das primeiras ocupações humanas na região.
(Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/ Em: janeiro de 2024.)
Esse é um ato lastimável contra o patrimônio arqueológico brasileiro. Os sítios arqueológicos de nosso país são bens de valor
incalculável e pertencem a todos os cidadãos da nação. Esse tipo de destruição, inutilização ou deterioração de bens como
os sítios arqueológicos:
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?