Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#1827896
Texto da Questão:

Leia o excerto a seguir e responda à questão.

“... o dialogismo é o modo de funcionamento real da linguagem, é o princípio constitutivo do enunciado. Todo enunciado constitui-se a partir de outro enunciado, é uma réplica a outro enunciado. Portanto, nele ouvem-se sempre, ao menos, duas vozes. Mesmo que elas não se manifestem no fio do discurso, estão aí presentes. Um enunciado é sempre heterogêneo, pois ele revela duas posições, a sua e aquela em oposição à qual ele se constrói.”

(FIORIN, 2011, p.16)

A partir do excerto e com base em seu conhecimento sobre “Dialogismo”, assinale a alternativa correta.

  • Conforme Bakhtin (1988), a língua, em seu uso real, é parcialmente dialógica.
  • Todos os enunciados no processo de comunicação, independentemente de sua dimensão, são dialógicos.
  • Nos enunciados, existe uma dialogização da palavra, que é quase sempre perpassada pela palavra do outro.
  • Os enunciados são neutros, sem emoções, sem juízos de valor e sem paixões, enquanto as unidades da língua (fonologia, morfologia, sintaxe) são carregadas de sentido e explicam, portanto, o real funcionamento da linguagem.
  • Existe apenas uma maneira de inserir o discurso do outro no enunciado, em que o discurso alheio é abertamente citado. Os recursos utilizados são, por exemplo: discurso direto, discurso indireto, aspas, negação.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora