“... o dialogismo é o modo de funcionamento real
da linguagem, é o princípio constitutivo do
enunciado. Todo enunciado constitui-se a partir de
outro enunciado, é uma réplica a outro enunciado.
Portanto, nele ouvem-se sempre, ao menos, duas
vozes. Mesmo que elas não se manifestem no fio
do discurso, estão aí presentes. Um enunciado
é sempre heterogêneo, pois ele revela duas
posições, a sua e aquela em oposição à qual ele
se constrói.”
(FIORIN, 2011, p.16)
Ao afastar o falante de sua dimensão
social e histórica, tem-se uma visão
monológica de língua, voltada para si
mesma, formalista, valorizando-se
apenas o seu funcionamento interno. A
concepção de linguagem desenvolvida
por Bakhtin, ao contrário, deve
considerá-la como fenômeno
socioideológico, determinado pelo
contexto. De acordo com o pensamento
bakhtiniano, portanto, é correto afirmar
que
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?