Os primeiros escravos africanos começaram a ser
importados para o Brasil em meados do século XVI; seu
emprego nos engenhos brasileiros, contudo, ocorria
basicamente nas atividades especializadas. Por esse
motivo, eram bem mais caros que os indígenas: um
escravo africano custava, na segunda metade do século
XVI, cerca de três vezes mais que um escravo índio. Após
1560, com a ocorrência de várias epidemias no litoral
brasileiro (como sarampo e varíola), os escravos índios
passaram a morrer em proporções alarmantes, o que
exigia reposição constante da força de trabalho nos
engenhos. Na década seguinte, a Coroa Portuguesa
promulgou leis que coibiam de forma parcial a
escravização de índios.
Autenticação
Limite Diário Atingido
Você atingiu o limite de 10 questões diárias para usuários sem plano. Ao se tornar um membro, você poderá:
Resolver mais questões e melhorar seu desempenho.
Acessar conteúdo exclusivo da IAProvatec.
Potencializar seus estudos com estatísticas avançadas.
Que tal se tornar um membro agora e aproveitar todos os recursos da plataforma?