Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 80 questões.
#2721801

A respiração celular é um processo bioquímico utilizado pelas células na obtenção de energia necessária a manutenção do metabolismo; já a respiração humana, dividida em inspiração e expiração, é um processo fisiológico responsável pelas trocas gasosas com o ambiente (captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico). Embora diferentes em suas definições, estes dois processos estão interligados, pois os gases respiratórios que são captados ou eliminados na inspiração e expiração, também são moléculas importantes na biodinâmica da respiração celular aeróbia. Sobre estes processos, assinale a alternativa correta.

  • a energia liberada da oxidação da molécula de glicose durante a realização da respiração celular aeróbia é utilizada diretamente pelas células, e parte dessa energia é liberada na forma de calor.
  • o transporte de gás carbônico no sangue é realizado principalmente em combinação química com a molécula de hemoglobina, presente no interior dos eritrócitos.
  • a molécula de oxigênio, captada na inspiração, é bastante solúvel em água, por isso é transportada em quantidades equitativas diretamente no plasma sanguíneo e em combinação química com a molécula de hemoglobina, presente no interior dos eritrócitos.
  • os aceptores finais de oxigênio na respiração celular aeróbia são as coenzimas cujas siglas são NAD e FAD durante a transição do ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ou cadeia transportadora de elétrons.
  • a hematose que ocorre nos capilares alveolares é responsável pela conversão do sangue venoso, proveniente do ventrículo direito do coração através das artérias pulmonares, em sangue arterial, que seguirá até o átrio esquerdo do coração pelas veias pulmonares.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora