Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#2719849

“A destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal às das gerações passadas – é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes do que nunca no fim do segundo milênio.” (HOBSBAWM, E. A Era dos extremos.O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.13).

Com base nas questões suscitadas pelo texto acima é correto afirmar que:

  • Nossos jovens precisam de formação no campo da História
  • Não há políticas públicas para preservação de patrimônios que representem as gerações passadas e a História.
  • Cabe apenas aos historiadores a arte de lembrar e preservar o passado.
  • A relação entre História e a memória carece do historiador e seumetiér.
  • A memória do passado é um fenômeno em extinção e cabe ao historiador recuperá-la treinando a juventude.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora