Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#3495039

A técnica de “Seminário” é muito utilizada no ensino superior. Seu formato etimológico vem da palavra seminariu que significa canteiro de sementes. Canteiro de sementes indica a ideia de multiplicação daquilo que se semeia. O livro “Metodologias Ativas na Educação - Revolucionando a Sala de Aula” cita como conceito de “Seminário: congresso científico, cultural ou tecnológico no qual um grupo relativamente numeroso de pessoas tem como propósito estudar um tema ou questões relacionadas a uma determinada área” (Malusa, Melo e Junior, 2018).
As alternativas a seguir são características da técnica de ensino de “Seminário’, EXCETO:

  • O seminário é uma técnica que deveria demandar ampliação e polinização de ideias. Não é e não pode ser aquela técnica de ensino em que cada aluno apresenta uma parte de um texto.
  • O seminário pode ser utilizado em qualquer momento do processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicável tanto em conteúdos teóricos quanto em conteúdos mais práticos.
  • Para que a aplicação do seminário tenha êxito, duas orientações precisam ser levadas em consideração: o conhecimento prévio sobre o assunto a ser apresentado e a necessidade de evitar discursos nas exposições a fim de não tornar a sessão monótona.
  • A realização de seminários oportuniza aos alunos desenvolver a capacidade de pesquisa, de produção do conhecimento, de comunicação, de organização, de fundamentação de ideias, bem como de produção de conhecimento em equipe.
  • O seminário proporciona a reflexão dos alunos sobre determinado conhecimento obtido, permitindo a formulação de ideias com suas próprias palavras. O seminário instiga diferentes posições, teorias e pontos de vista por meio da disputa intelectual.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora