Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 60 questões.
#2609089

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia a fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. Com relação ao tratamento farmacológico e não farmacológico desta patologia é correto afirmar:

  • No tratamento farmacológico da fibromialgia não se deve combinar medicamentos, pois esta combinação já demonstrou em estudos um grande agravo da doença.
  • Nos tratamentos classificados como não farmacológicos não se deve fazer acupuntura, programas de atividade física, oxigenoterapia hiperbárica, ozonioterapia, estimulação magnética transcraniana, pois essas técnicas agravam os sintomas da doença.
  • O tratamento farmacológico da fibromialgia deverá sempre haver combinação de fármacos, como: antidepressivos, relaxantes musculares, anticonvulsivantes, canabinoides, opioides, antagonistas N-metil D-Aspartato, agonistas melatoninérgicos, substâncias peptidérgicas, pois essa associação garantira o sucesso do tratamento e a cura total da doença.
  • O tratamento farmacológico da fibromialgia pode ser aplicado em monoterapia ou combinar fármacos, inclusive antidepressivos, relaxantes musculares, anticonvulsivantes, canabinoides, opioides, antagonistas N-metil D-Aspartato, agonistas melatoninérgicos, substâncias peptidérgicas entre outras.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora