Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 40 questões.
#2117025

“O trabalho escolar, no domínio da produção da linguagem, faz-se sobre os gêneros, quer se queira ou não. Eles constituem o instrumento de mediação de toda estratégia de ensino e material de trabalho, necessário e inesgotável, para o ensino da textualidade. A análise de suas características fornece uma primeira base de modelização instrumental para organizar as atividades de ensino que esses objetos de aprendizagem requerem.” (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004, p. 51).
A partir da leitura do trecho, é correto afirmar que:

  • A escola sempre trabalhou com os clássicos gêneros escolares narração, descrição e dissertação ou com o estudo de gêneros literários. Se forem tirados da sala para uma contextualização, o aluno perderá a oportunidade de sistematizá-los linguisticamente.
  • É necessário fazer com que o aprendizado dos gêneros seja significativa para o aluno e contribua para um domínio efetivo de língua, possibilitando seu uso adequado fora do espaço escolar.
  • É necessário que os gêneros que circulam fora da escola sejam esquecidos, pois dificultam a abordagem dos gêneros clássicos que levam a um aprendizado efetivo da língua.
  • O gênero deve ser visto como objeto de estudo, fora de seu contexto de produção, para que assim o aluno compreenda que todo gênero tem características estáveis.
  • Se os diferentes gêneros textuais são mobilizados pelas pessoas de acordo com a condição específica da situação de comunicação em que se encontram fica impossível para o falante/leitor compreendê-lo.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora