Cadernos de Questões

Provas Favoritas

Filtros Salvos

Foram encontradas 50 questões.
#2584270

“O século XIX foi marcado pela forte cientificação da história. Para esses historiadores a verdade estava implícita nos fatos empíricos, ou seja, naquilo que podia ser visto e era real.O historicismo se preocupava principalmente com a história dos eventos políticos e das guerras. A história dos ‘heróis’ e de grandes personalidades foi uma marca desse período. A metodologia foi uma grande contribuição desse período, pois ela permitiu aos historiadores a capacidade de refletir sobre a veracidade dos documentos.”
(JUZWIAK, Victor; LEITE, Marcos Flávio. Relação entre Ensino de História e Historiografia: algumas reflexões. Revista Virtual P@rtes.)

Para os historiadores desse período (século XIX), o documento histórico

  • deveria ser caracterizado pelo desinteresse pelo particular epelas minúcias para ter validade historiográfica.
  • deveria ser imbuído apenas do estudo do desenvolvimento econômico e dos avanços tecnológicos, científicos eculturais.
  • era um resquício do passado, considerando-se válidos apenas os documentos produzidos pelo Estado e porautoridades.
  • teria que destacar temáticas voltadas para a história da vida privada, ou seja, para o cotidiano e as relações sociaisda história, entre outros.
Fale com IAgo
IAgo - Assistente IAProva
IA
Olá! Sou o IAgo, seu assistente aqui no IAProvatec 😊
Veja como posso te ajudar:
Agora